segunda-feira, 23 de novembro de 2015

Página no Facebook:

        Boa tarde,
  Hoje fizemos um facebook para facilitar a nossa divulgação! 
  Curtam, compartilhe e divulgue!
  Obrigada!

O link esta a baixo:



Mais chuva? Ninguém aguenta!

             Bom, como podemos ver no vídeo nesta ultima semana, aconteceu mais um temporal, em Porto Alegre-RS e Viamão-RS. Mesmo estas duas cidades serem uma do lado da outra, a quantidade de chuva foi diferente.
             Em Viamão, a chuva durou pouco e não caiu tanta água. Mas em Porto Alegre a coisa foi feia! neste vídeo mostrar o quanto de água caiu em mais ou menos 30 min. A chuva durou pouco, mas o que caiu de água  foi muito.

            Este vídeo foi gravado por um colega nosso! Não esta disponível em nenhum outro site.
x

quarta-feira, 18 de novembro de 2015

Móbile:

                O nosso móbile tem como intenção o mesmo assunto do blog: a conscientização da água. O trabalho do blog foi colocar imagens da falta d'água no Brasil.
            


           Reflexão:

             Nós percebemos que a falta d'água é muito mais séria em outros lugares do mundo do que no Brasil, pois há locais que não há nem um pouco de água potável, como a África, o Oriente Médio e o sul da Ásia.


                 Essa tabela é um exemplo do que acabamos de mencionar. E ainda assim, existem lugares com situações  tão precárias que nem conseguimos imaginar.
           Com o nosso trabalho vimos que a água está sendo muito desperdiçada no mundo e poucas pessoas estão vendo isso e ajudando para a água no mundo não acabe. 

             

terça-feira, 17 de novembro de 2015

Reflexão sobre as tabelas:

          No trabalho do trimestre passado, tivemos que fazer uma tabela em ciências humanas sobre o tempo que utilizamos a água durante o dia a dia de todos que moram em casa.
       No inicio nós começamos fazendo a economização de água diminuindo o tempo. Mas com o passar dos dias fomos perdendo o costume de diminuir o tempo, os motivos de perder o costume pelo menos os das meninas é por causa da função de lavar o cabelo que tem que deixar bem limpo e isso acaba demorando. Já os meninos, por causa da correria da escola e estudo e tudo mas acabaram esquecendo e deixando para depois.
            Esta é a tabela que tínhamos que completar, com as nossas informações: 




Trabalhos dos outros trimestres:

         Primeiro trimestre:
         Em ciências humanas tivemos que fazer um desenho no papel pardo no tamanho de folha A2, mostrando uma história da pré história que nós inventamos e de pois, fazer mais um desenho de como as pessoas utilizão a água hoje em dia.
         Em Ciências da natureza e matemática fizemos um gráfico, mostrando quanto de cada tipo de água (das geleiras; salgada; doce.), que tem no mundo.
         Em linguagens tivemos que fazer um móbile que como viram postamos a foto dele em uma postagem sobre a falta d'água em alguns estados do Brasil.

          Segundo trimestre:
         Em Ciências Humanas tivemos que fazer uma tabela com os nossos gastos no nosso dia a dia. Cada integrante do grupo, tinha que fazer a sua tabela com as suas informações.

         Em Ciências da Natureza e Matemática fizemos um gráfico sobre os nossos gastos de água e luz.

         Em Linguagens tivemos que fazer um móbile com imagens da falta d'água em alguns países, e a trás uma frase em inglês e em letras pequenas a tradução.

         Terceiro trimestre:
         No terceiro trimestre para todas as matérias é o blog.


segunda-feira, 16 de novembro de 2015

Consumos de luz nos meses de maio, junho, setembro e outubro. Economizamos?

          Em maio, nos deram um trabalho de economia de luz. O nosso objetivo era: criar estratégias para economia de luz ou de água. Porem, nossas estratégias não foram de grande ajuda. Podemos perceber na tabela que organizamos abaixo (sendo os novos resultados, setembro e outubro e os velhos maio e junho):

          Nossas estratégias iniciais não foram de grande ajuda, mas estamos trabalhando em novas estratégias para a economia. Logo mais, iremos informar as novas estratégias e dizer se deram certo! Fiquem atentos!

Estratégias antigas:
          Vitória: Pegar água da chuva para fazer a limpeza da casa:
Vou pegar alguns baldes e deixar na chuva e depois botar uma tela anti inseto para proteger.

           Mateus Simões: Pegar a água da máquina de lavar para lavar o carro etc.
 Vou pegar um balde e colocar em baixo do cano de saída de água da máquina de lavar.

           Maria Eduarda: Pegar a água do banho para dar a descarga.
Vou pegar uma bacia e botar em baixo do chuveiro para de pois dar a descarga.

          Luísa Mior: Pegar a água da máquina de lavar para lavar o carro etc.
 Vou pegar um balde e colocar em baixo do cano de saída de água da máquina de lavar.

           Eduardo: Pegar um balde e botar em baixo do ar-condicionado para pegar as gotinhas que caem para molhar as plantas.





         

sexta-feira, 13 de novembro de 2015

Três rios do RS estão entre os mais poluídos do país:

            Rio dos Sinos, Gravataí e Caí têm em comum água escura e muita sujeira. Especialistas analisaram a água dos três rios na Região Metropolitana.
             

Resultado de imagem para rio gravatai sujo

          Os três rios da região metropolitana de Porto Alegre estão na quarta, quinta e oitava posição na lista dos mais poluídos do Brasil, segundo os dados do índice de Desenvolvimento Sustentável do IBGE. Esses rios têm em comum a água muito suja e escura. Rios que nascem com água pura e cristalina , com o passar do tempo se transformar em lixões a céu aberto.
               Por três meses, a reportagem da RBS TV esteve nos três rios para tentar descobrir por que eles estão tão poluídos. Mais de 2,8 mil quilômetros foram percorridos pelos municípios que fazem parte das três bacias. A equipe voou mais de 50 milhas para mostrar do alto os impactos que acontecem todos os dias.




quinta-feira, 12 de novembro de 2015

Phrase in both English (Frase em inglês):

"Is the time to save for the water does not end!"

"É a hora de poupar para a água não terminar!"

(link da imagem

Em Breve:

        Em breve colocaremos estratégias de redução do consumo de água. Cada integrante colocará uma idéia de reutilização de água ou para diminuir o consumo, pois em pouco tempo a água no mundo pode acabar!



quarta-feira, 11 de novembro de 2015

Temporal de granizo atinge casas no RS:

           O temporal previsto para tarde desta quarta-feira (14) acabou se confirmando.em diversos pontos do Rio Grande do Sul, a chuva veio acompanhada por granizo. As regiões central e metropolitana foram as mais atingidas. A cidade de sapucaia do sul, localizada a 20 km de Porto Alegre, registrou volume intenso de pedras de gelo.
          No interior da restinga seca, na região central, pelo menos 9 comunidades foram atingidas pelo temporal de granizo. O prefeito do município, mauro schünke, afirmou que as pedras tinham o tamanho de ovos de galinha e caíram nas localidades de jacuí. Pedregulho, passo das tunas, bom retiro, aparecida, campo novo, boqueirão da estiva, araçá e espigão. A cidade já tinha assinado decreto de situação de emergência mesmo antas da chuva de granizo.  E os estragos com as chuvas já eram de R$ 8 Milhões.
          outro município bastante atingida foi cachoeira do Sul também na região Central do Estado
segundo a defesa civil pelo menos 100 casas foram atingidas principalmente na região rural de enforcados. As pedras perfuraram telhados e destruíram lavouras. 



Em Osório, no Litoral Norte, granizo tomou ruas (Foto: Igor Amora)


(link do texto e da imagem)




segunda-feira, 9 de novembro de 2015

Chuva gera pontos de alagamento em ruas e avenidas da Capital:

         zero hora
05/11/2015
         Bairro Humaitá é o mais afetado pela chuva. A chuva que atinge todo o Estado já registra volumes bem maiores do que o sentido na quarta feira. Desde a madrugada, chove em Porto Alegre e os motoristas sentem as consequências do acumulo de água nas ruas e avenidas desde o início da manhã.
         De acordo com as estações do "MetroClima", os três bairros que registraram maior acumulado de chuva na Capital, das 9h de quarta-feira ás 9h de quinta-feira, foram São João, com 44,5 mm, São Geraldo, com 43,8 mm e Centro, com 43 mm



Chuva gera pontos de alagamentos em ruas e avenidas da Capital Eduardo Cardozo/Rádio Gaúcha


quinta-feira, 5 de novembro de 2015

Mau tempo expõem fragilidades da infraestrutura em Porto Alegre:

Zero Hora 
16/10/2015
          Capital apresentou problemas em áreas como abastecimento, drenagem e transporte. O mau tempo das últimas semanas no Estado, que culminou com um temporal de ventos superiores a 100 km/h e chuva torrencial entre a noite de quarta e a madrugada de quinta-feira, vem expondo os limites da infraestrutura de Porto Alegre.




Reservatórios já começam o mês de novembro com 9,4 mm de chuva:

         O esperado para o mês é de 128,9 mm.
         Represas operam com 13,7% da capacidade.
      
  
      No primeiro dia de novembro choveu 9,4 mm na área das represas que integram os reservatórios do Sistema Alto Tietê. De acordo com os dados da campanha de Saneamento Básico do estado de São Paulo (SABESP).
         O esperado  ao longo do mês é de 128,9 mm. Os índices deste domingo (1) representam 7,29% do previsto. Os reservatórios operam com 13,7% da sua capacidade. O nível  se mantém estável ao registro no dia anterior. Na mesma data, em 2014, os reservatórios estavam em 8,9%. porém, avia chovido 14,2 mm.  


quarta-feira, 28 de outubro de 2015

Projeto de Abastecimento de Água e Tratamento de Esgoto Sanitário

        A Corsan tem projetos de água e esgoto que somam R$ 361 milhões de reais. Dentre eles estão a construção de um ponto de captação de água no Lami, uma nova Estação de Tratamento de Água e Adutoras de água bruta e água tratada na cidade de Viamão.

       Atualmente a água de nossa cidade é captada no rio Gravataí em Alvorada e no Arroio Fiúza em Viamão, porém, existe um projeto para  buscar água do Lami em Porto Alegre, o investimento estimado está em torno de R$180 milhões de reais.
       A Estação de Tratamento de Esgoto Cloacal de Alvorada está em fase final de conclusão. Ela irá receber todo o resíduo de esgoto cloacal de Viamão e Alvorada, além disso estão sendo implantadas as redes de esgoto, nas cidades de Alvorada e Viamão, para atender até o final do ano de 2016, aproximadamente 40% da população de Viamão.
      Todo o esgoto tratado será transformado em água natural e será devolvido ao leito do rio em forma de água limpa, que pode ser reutilizada para diversos fins, inclusive podendo passar novamente por processo de tratamento.
      Sobre a falta de água mais recente, empresas contratadas executaram obras de contenção para evitar as inundações da casa de bombas que localiza-se junto ao Rio Gravataí.
     O alto volume de chuvas dos últimos mêses comprovou que as medidas adotadas foram eficientes para evitar a inundação da casa de bombas e permanecer a pleno com o abastecimento de água das cidades de Alvorada e Viamão.

x


Coordenadoria de operação Corsan

Projeto de reutilização da água na prefeitura de Viamão:

O projeto de reutilização da água  na prefeitura não existe. Ligamos para vários números que pegamos da internet, mas alguns nos passavam, para outro número que sempre dava para a mesma pessoa.
          Então foi meio inútio a nossa busca!
          Porém, segundo a prefeitura eles estão planejando um modo de reutilizarmos o ponto-morto do rio para durar mais. Mas eles ainda não descobriram uma forma de fazer este ato.




x

Muita chuva causa desastres no Rio Grande do Sul:

Zero Hora
25/05/2015
Enquanto a chuva desaba nas cidades do Rio Grande do Sul o dinheiro capaz de prevenir enchentes e sanar estragos pinga o conta-gotas. Levantamento da ONG Contas Abertas mostra que o repasse para o estado de primeiro semestre deste ano em comparação com o mesmo período de 2014. Este cenário se agrava porque a verba, que já era pequena,R$ 44,8 milhões no ano passado, é reduzida quase à metade em 2015, R$ 24,9 milhões.
A pesquisa abrange quatro programas federais voltados respectivamente para prevenção e reação a fenômeno naturais: Prevenção para desastres, respostas aos desastres e reconstrução, drenagem urbana, controle de erosão marítima e fluvial, gestão de ricos. Como as ações nessa área costumam ter custo elevado, municípios e estados geralmente buscam apoio na união.
O recurso encaminhado aos gaúchos nesse ano correspondente a 2,9% dos gastos da união na área - o que deixa o estado na 12° posição no ranking apesar de ter enfrentado grandes cheias nos últimos três anos. O dinheiro para cobrir desastres despencou pela metade em todo o país - foram R$868 milhões em 2015.
No Brasil historicamente gasta-se pouco em prevenção. Só a preocupação depois que o desastre acontece. Aí a autoridade sobre de helicóptero, desce, aperta a mão das pessoas promete recursos - avalia o secretario-geral do Contas Abertas, Gil Castello Branco. 
 



Quem somos?

Olá! Nós somos do Colégio Marista Graças, em Viamão, no Rio Grande do Sul. Estamos aqui para conscientizar as pessoas sobre a escassez da água na nossa cidade! Esperamos que você se conscientize sobre a falta d'água, pois em poucos anos a água pode acabar por causa dos desperdícios que as pessoas fazem.
         Não estamos aqui para falar bobagem, esse é um assunto sério para a humanidade!
         E esses somos nós: